Institutos de meteorologia alertam para a formação do fenômeno climático sobre o Oceano Atlântico, na altura do Uruguai e no Sul do Rio Grande do Sul, a partir de quarta-feira (23). Conforme os ventos e os temporais avançam também atingem o estado de Santa Catarina e o Paraná deve sentir os efeitos entre quinta e sexta-feira (24 e 25).

A formação desse ciclone extratropical causa ventos fortes e chuvas mais intensas, como explicou o meteorologista Paulo Barbieri, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

O meteorologista falou como ficam as temperaturas em todo o estado assim que a frente fria avança.

Em Curitiba, a partir de sexta-feira, as temperaturas mínimas devem ficar na casa dos 15° C e as máximas variam entre 23° e 24° C.

Segundo o Simepar, as pessoas devem ficar atentas, pois há risco de tempestades e ventanias que começam na quinta (24) e avançam na sexta feira (25), com a formação de nuvens de chuva.

O ciclone extratropical é um evento meteorológico que se caracteriza pela formação de chuvas intensas com fortes ventos. Esse sistema de baixa pressão normalmente está associado à ocorrência de frentes frias, e pode causar diminuição mais acentuada nas temperaturas em algumas regiões.