Um ciclista foi prensado entre biarticulados em Curitiba. O caso aconteceu no centro da cidade, na rua Presidente Faria, na canaleta exclusiva para veículos do transporte público. O homem teve ferimentos leves, segundo o Corpo de Bombeiros e foi encaminhado para atendimento. A situação causou uma fila de ônibus na Estação Central até que a ocorrência fosse finalizada.

O cicloativista Fernando Rosenbaum registrou parte da cena e da bicicleta que ficou parcialmente destruída em decorrência do atropelamento.

A situação aconteceu no fim da tarde de quinta feira (4).

Um levantamento realizado pela Urbanização de Curitiba (Urbs) mostrou que no ano passado foram registrados 59 acidentes nas canaletas de ônibus na capital envolvendo ciclistas e pedestres, com 54 feridos e três mortes. O volume é 51% superior ao de 2022, quando foram 39 acidentes, com 44 feridos e quatro mortes.
Em 2023, a Guarda Municipal recebeu 129 denúncias através do telefone de emergência 153, de pessoas que estariam praticando conduta perigosa nas canaletas.

O espaço é destinado ao trânsito exclusivo de ônibus do transporte público e de veículos de órgãos de segurança e resgate. No entanto, em razão do menor fluxo, muita gente opta por utilizar as faixas e dividir espaço com os veículos grandes como os biarticulados.

Para o cicloativista é necessário realizar mais campanhas de conscientização, fiscalização e melhora da sinalização.

A superintendente de Trânsito da Setran, Rosangela Maria Battistella, explica que não há como punir ciclistas que andam irregularmente, mas que há uma série de campanhas de conscientização para reduzir os acidentes e o uso indevido da canaleta.

Rosangela também pontua que é necessário consciência de todos, já que no trânsito todos serão pedestres em algum momento.

Curitiba tem atualmente 283,3 km, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas. A utilização da canaleta continua sendo exclusiva para os veículos pesados do transporte público.