A Estrada da Graciosa, como é conhecida a PR-410, segue com um canteiro de obras emergenciais na pista. A previsão era de que os trabalhos fossem concluídos em maio, mas o término das reformas pode atrasar em razão das chuvas e dos bloqueios feitos recentemente no local. De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) do Paraná, a ideia era conseguir finalizar as partes mais críticas no próximo mês. Mas registros da reportagem da CBN Curitiba mostram que os cerca de quatro quilômetros onde há pontos de obras seguem a passos lentos, com muitas etapas ainda a serem concluídas. Nas imagens é possível ver ainda muitos destroços dos desmoronamentos, pedras, arvores com as raízes para cima, além de maquinas paradas e pouco avanço visível nos trabalhos a margem da pista.


A Estrada da Graciosa está liberada para tráfego com o sistema pare-e-siga entre o km 7 e km 8 e entre o km 11 e km 12, por conta dos serviços de recuperação dos taludes danificados pelas chuvas. A estrada passa por interdições desde o final de 2022. Em 28 de novembro, houve o primeiro bloqueio depois que uma trinca de aproximadamente 50 metros de extensão apareceu por conta de um deslizamento de terra. Depois, em 4 de janeiro, a rodovia voltou a ser interditada após um novo deslizamento de terra. O mesmo aconteceu em 14 de fevereiro, 15 de março e o bloqueio mais recente foi no dia 8 de abril.

Com tantas paralisações, a perspectiva é de que os trabalhos não sejam finalizados dentro do prazo inicial estipulado pelo DER. A reportagem aguarda um retorno do órgão sobre o cronograma da obra e uma possível alteração de data de entrega. A última atualização feita pelo departamento, feita no dia 1º de abril, sobre o andamento da obra indicava que no km 7, o trecho mais crítico, onde chegaram a ser registrados rachaduras e afundamento da pista, foram concluídos os serviços de injeção de nata de cimento (jet grouting) no talude de aterro da pista e continuavam a execução de tirantes (espécie de barra de metal) no dispositivo de contenção da rodovia, uma cortina atirantada.

No km 8, onde o dano foi acima da rodovia, os trabalhos realizados eram de retaludamento, com remoção e transporte de terra para reiniciar os serviços de contenção. Além da execução de uma barreira de concreto New Jersey no local para proteger a pista contra novos escorregamentos durante esse período, o que é possível visualizar nos vídeos gravados pela reportagem da CBN Curitiba.

No km 12 havia a implantação de 40 grampos metálicos de 12 metros para contenção no talude, parte da técnica de solo grampeado, no total serão colocados no local 840 grampos.

No km 11, atingido por escorregamentos, após serviços de limpeza e contenção emergencial, estavam sendo executados serviços de sondagem rotativa para análise do solo.