A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil manteve o alerta de possível deslizamento por conta das chuvas que atingem Curitiba e Região Metropolitana desde o início desta semana.

Conforme a Defesa Civil, o alerta nesta quinta-feira (2) é para o município de São José dos Pinhais, principalmente, nas rodovias que ligam a capital paranaense ao litoral do estado e também no sentido Santa Catarina.

Segundo o boletim de ocorrências da Defesa Civil, divulgado na quarta-feira (1), até o momento, 1.224 pessoas foram afetadas pelas chuvas, em doze municípios. Ao todo, 319 casas foram danificadas e 10 pessoas tiveram que deixar as residências por conta dos estragos.

Em Curitiba, segundo o Centro Municipal de Gerenciamento de Riscos e Desastres, entre esta quarta e quinta-feira, o volume de água da chuva foi de 67 milímetros e os ventos chegaram a quase 40 km/h.

Na capital paranaense, foram registrados três desabamentos nos bairros Guabirotuba, Novo Mundo e Atuba. Além disso, foram 16 quedas de árvore ou galhos, nos bairros: Alto Boqueirão, Água Verde, Campo Comprido, Novo Mundo, CIC, Centro, Bigorrilho, Vista Alegre, Santa Cândida, Vila Izabel, Santa Quitéria, Jardim Botânico, Cajuru e São Miguel.

A Defesa Civil orienta que, em caso de vendavais, tempestades e riscos de deslizamentos, as pessoas não devem parar carros próximos a árvores ou postes, devem evitar permanecer em cômodos da edificação próximos à encosta e, em caso de emergência, podem ligar para o 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil.