As chuvas incessantes que começaram no domingo (14) fizeram com que algumas cidades do Paraná ultrapassassem os 100 milímetros de precipitações registradas pelo Simepar. O litoral foi a região mais afetada, de acordo com o capitão Marcos Vidal da Defesa Civil estadual.
Morretes teve 93,2 mm de chuvas registrados somente no domingo. Nas primeiras horas de segunda-feira (15) foram 22 mm, segundo o Simepar. Em decorrência disso, foram atendidas ocorrências de deslizamentos na Estrada da Graciosa e também queda de árvore na BR-277.
De acordo com a prefeitura da cidade litorânea, a Graciosa foi fechada após quedas de barreiras entre os kms 12 e 13. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), responsável pelo trecho, disse em nota que “foi registrada a queda de tronco de uma árvore e galhos na altura do km 12 da PR-410 na madrugada desta segunda-feira (15)” e que “uma equipe de conservação está realizando os serviços de retirada do material sobre a pista e o tráfego deve ser liberado em breve”.
Já no principal acesso ao litoral paranaense, a concessionária EPR LItoral Pioneiro, informou que bloqueou preventivamente uma faixa no km 42, no sentido Paranaguá na BR-277. A região possui histórico de desabamento, desde 2022, quando 30 toneladas de pedras caíram sobre a pista.
Em Curitiba, foram registrados 74,2 milímetros de precipitações no domingo e nesta segunda 18,7 mm. De acordo com a prefeitura da capital não foram registradas ocorrências em decorrência das chuvas neste período, mas com o encharcamento do solo a Defesa Civil segue monitorando pontos mais sensíveis e que podem ter registros de deslizamentos.
De acordo com o meteorologista do Simepar, Lisandro Jacobsen, as chuvas registradas nos primeiros 15 dias do mês estão próximas do acumulado total esperado para abril.
Ainda conforme Lisandro o tempo vai permanecer instável até quarta-feira (17) em boa parte do Paraná, mas não há previsão de grandes temporais.