Curitiba registrou um acumulado de 53 milímetros de chuva nesta segunda-feira (19), segundo informações da Defesa Civil Municipal, em um período de quatro horas. Também foi detectada uma rajada de vento de 27,4 km/h.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, houve pontos de alagamento nas seguintes localidades: Rua Waldemar Loureiro Campos esquina com a rua Ver. Aureliano Mader Gonçalves; Rua Julio Hog, próximo ao Ribeirão dos Padilhas; Rua Tenente Francisco F de Souza nas proximidades da Passarela do Hauer; Rua Prof. João Soares Barcelos na esquina com a rua Tenente Tito Teixeira de Castro; esquina das ruas Cleto da Silva Maior Theolindo Ferreira Ribas (Córrego Evaristo da Veiga); Rua Antônio Rebellato, nas proximidades da Rua Francisco Derosso; Rua Dante Onório, esquina com a Rua Teodoro Furtado. Os bairros mais atingidos foram Boqueirão, Alto Boqueirão, Sítio Cercado, Pinheirinho e Hauer.
Ainda houve queda de árvore de grande porte , derrubando um poste na Rua das Perdizes, bairro Pinheirinho. Outra consequência foi a falta de energia em vários bairros na região sul da cidade.
A falta de energia atingiu vários bairros da região sul da cidade. Um dos pontos afetados foi a região do terminal de ônibus Boqueirão.
Os canais de atendimento das emergências são os telefones: 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Segundo o Simepar, a chuva desta segunda-feira se configurou um fenômeno tipo desta época do ano, com a formação de chuva sobre a cidade, a partir do calor e da umidade. Com isso, existia uma alta probabilidade de grande volume acumulado de precipitação. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) havia divulgado alerta amarelo para todo o Estado, indicando possibilidade de temporais nesta segunda-feira.
Previsão do tempo
Segundo o Simepar, para eesta terça-feira (20) segue a condição para chuvas mais significativas, especialmente a partir da tarde, com aumento da instabilidade atmosférica. Para Curitiba e Região Metropolitana, espera-se maior variação de nebulosidade, além de pancadas de chuva a qualquer momento do dia, segundo Samuel Braun, meteorologista do Simepar.