Números divulgados pela Defesa Civil em Curitiba apontam que a quantidade de chuva registrada na primeira quinzena de outubro foi 116% maior que o esperado para o mês. O aguardado para o período era de 144 milímetros de chuva, mas a precipitação chegou a 312 milímetros. A expectativa é de que, até o final do mês, os temporais causem um acumulado de 400 milímetros.
A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (16) para divulgar as ações de doações para cidades atingidas pela chuva. O município de Curitiba iniciou uma campanha de arrecadação de produtos de limpeza, higiene e alimentos para encaminhar a cidades afetadas pelas consequências dos temporais que atingem diversas regiões do Paraná.
O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Cidades do governo do estado, Eduardo Pimentel (PSD), informou sobre as doações realizadas pela prefeitura, que contam com o apoio da Defesa Civil de Curitiba, Defesa Civil do Paraná, Fundação de Ação Social (FAS), secretarias municipais e Guarda Municipal.
SAIBA MAIS:
• Sobe para 16 o número de cidades em emergência por conta das chuvas no Paraná
• Graciosa ficará bloqueada até às 12h; PR tem ao menos 4 interdições em rodovias
• 33 toneladas de alimentos são arrecadadas na Ceasa Curitiba
Até sábado (14), nove mil roupas foram doadas, além de 100 litros de água sanitária, 50 quilos de sabão em pó, 10 saponáceos e 20 garrafas de álcool em gel. A arrecadação foi realizada por meio do Sesc Paraná, empresários e moradores da capital. A primeira remessa de doações foi encaminhada para as cidades de União da Vitória, Porto Amazonas e Rio Negro.
Na capital, 2 mil pessoas foram afetadas e 22, que vivem na região da Caximba, ficaram desabrigadas. Todas já retornaram para suas casas, com exceção de uma, que terá que ser alocada em um imóvel da Cohab, já que sua casa foi danificada por conta da chuva. A prefeitura também atua na distribuição de lonas e telhas para locais destruídos. O coordenador da Defesa Civil, Nelson de Lima Ribeiro, falou sobre o panorama das chuvas.
No Paraná, 16 municípios estão em situação de emergência. São eles: Cascavel, Dois Vizinhos, Ivaiporã, Jardim Alegre, Mangueirinha, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Pitanga, Rio Negro, Roncador, Rio Azul, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste, São Mateus do Sul e União da Vitória. O coronel do Corpo de Bombeiros do Paraná, Fernando Raimundo Shunig, explicou sobre as ações de apoio.
Em Curitiba, as doações poderão ser realizadas nas Ruas da Cidadania, no CRAS, CREA, Mercado Municipal, Armazéns da Família, Mercado Regional do Cajuru e nos supermercados da rede Condor.