Os acionamentos feitos pela população do litoral para o Corpo de Bombeiros e para a Defesa Civil reduziram assim que o volume de chuva diminuiu nesta sexta-feira (26). Contudo, segundo as administrações municipais das cidades litorâneas, os estragos deixados pelos alagamentos ainda demandam ações contínuas de prevenção e monitoramento das áreas que oferecem riscos e áreas que foram afetadas.

Entre as cidades do litoral, o município de Guaratuba foi o que contabilizou o maior acumulado. Em apenas seis dias, choveu mais de 519 mm na cidade. Em Pontal do Paraná, no mesmo período, o acumulado foi superior a 446 mm e em Matinhos choveu cerca de 335 mm em quase uma semana.

A Secretaria Municipal de Obras de Guaratuba ainda realiza diversos serviços de limpeza nas redes de macro drenagem e manutenção em estradas que ficaram danificadas, para diminuir os riscos e restabelecer a circulação.

A Assistência Social de Guaratuba já começou a fazer um levantamento dos locai mais atingidos pelos temporais para verificar a possibilidade de retorno de algumas famílias.

A pista de acesso ao ferryboat, na PR-412, será liberada, sendo mantido bloqueada apenas a via de acesso ao Bairro Caieiras. Já em Matinhos, o acesso ao ferryboat está totalmente liberado.

As áreas mais críticas ainda recebem atenção e serão avaliadas por equipe técnica da Defesa Civil Estadual, ainda nessa sexta-feira.

O Corpo de Bombeiros realizou diversos atendimentos nos municípios atingidos pelas fortes chuvas desde segunda-feira (22). Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná foram as cidades que mais precisaram recorrer à Defesa Civil, às prefeituras e ao Corpo de Bombeiros. 82 famílias que estavam ilhadas foram socorridas nos três municípios.

Mais de 224 pessoas ficaram desabrigadas e dezenas foram levadas para abrigos disponibilizados pelas prefeituras. Ainda foram atendidas 63 ocorrências diversas; duas quedas de árvores, em Matinhos e Guaratuba; foram registrados dois deslizamentos de terra, um em uma residência na cidade de Matinhos e outra na rodovia PR-412, em Guaratuba. Também foi atendida uma situação de desmoronamento de uma casa abandonada em Antonina.

A Defesa Civil do Paraná enviou ajuda ao município de Guaratuba, o mais atingido na faixa litorânea do estado. Foram 150 colchões, 150 cestas básicas e 450 kits de higiene e kits dormitório. Também foram solicitados os mesmos kits e quantidades diversas para os municípios de Pontal do Paraná e Matinhos.

A orientação do Corpo de Bombeiros é em caso de chuvas fortes, a população deve antecipar a saída das áreas de risco e procurar um local seguro.