A Defesa Civil informou que, em aproximadamente duas horas, registrou 36 solicitações para retirada de árvores ou galhos de grande porte em decorrência de pancadas de chuva na tarde desta sexta-feira (8). Foram 12 os bairros afetados: Boa Vista, Boqueirão, Vila Isabel, Seminário, Água Verde, Mossunguê, Uberaba, Cidade Industrial, Capão Raso, Sítio Cercado, Santa Felicidade, Hauer.
Fortes chuvas também foram registradas na Região Metropolitana de Curitiba, como nos municípios de Campo Largo e Araucária.
Ainda em Curitiba, também foram registradas quatro as ocorrências para fornecimento emergencial de lona para residências que tiveram problemas na estrutura, nos bairros Taboão, CIC, Bairro Novo e Sítio Cercado. Vários bairros da cidade registram queda de energia elétrica, afetando 120 mil unidades consumidoras, conforme informações da Copel disponibilizadas pela Defesa Civil no final da tarde desta sexta-feira.
Não há desalojados ou desabrigados. As rajadas de vento atingiram 66 km/h e a precipitação acumulada foi de 3,6 mm, segundo o Simepar.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba informou que continua monitorando as situações e possibilidades de novas chuvas para eventual intervenção e acionamento dos órgãos competentes.
O cidadão que precisar comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pelo vendaval deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo site (www.central156.org.br) ou pelo aplicativo do serviço. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.
A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos) e, também, pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvore) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal – fornecimento de lona).
Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 – resgate) e pela Copel (falta de luz).