No início da tarde deste sábado (7) choveu forte em Curitiba. O temporal contou com queda de granizo e um volume considerável de água. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), choveu 34,2 milímetros na cidade desde o início do temporal, por volta de 13h45. O meteorologista Samuel Braun explicou o fenômeno.

Na cidade, foi registrado ponto de alagamento na região do bairro Rebouças, na altura da Rua Brasílio Itiberê com a Rua 24 de Maio. As rajadas de vento chegaram a 31,3 quilômetros por hora. Ao todo, 15 solicitações por queda de galhos e árvores foram registradas, segundo a Defesa Civil.

Nos bairros Alto Boqueirão, Sítio Cercado, Lindoia, São Francisco e Capão Raso também foram registradas inundações. As equipes também precisaram fornecer lonas para telhados nos bairros Xaxim, Parolin, Guabirotuba e Boa Vista. Não houve registro de feridos. Mesmo assim, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros seguem em alerta.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, por meio do Centro Virtual Para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), que todo o estado do Paraná está em alerta para fortes chuvas neste sábado (7). Há possibilidade de precipitação de 30 milímetros a 60 milímetros por hora, ventos que podem variar de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo.

O alerta do sistema indica ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. A orientação é de que em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue embaixo de árvores ou torres de transmissão por conta do risco de raios. Aparelhos elétricos devem ser desligados. Em caso de emergência, é possível telefonar para a Defesa Civil, no telefone 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.