Quando menos se imagina algo novo, diferente do que já havia, aparece.

Claudia Krauspenhar é uma geradora de novidades. Não bastasse a ótima mão para a cozinha, consegue reunir parceiros inimagináveis a cada novo encontro do evento “Abrindo a K.sa”, que acontece mensalmente em seu restaurante K.sa.

E que tem, por sinal o próximo encontro hoje (quarta, 04). Se ela já fez a quatro mãos, a seis, a oito, desta vez extrapolou: o menu da noite será a dez mãos.

Na nova proposta, sempre conta com a presença de um chef local e, se no evento anterior contou com os snacks do chef Igor Marquesini, o escolhido da vez foi Ivan Lopes, do Coin, que vai abrir o show da noite. Aliás, dias atrás cozinharam juntos, no Coin, e registrei aqui (confira). Ivan irá apresentar duas criações: Battuta em tapioca suflada de nero di seppia e, a outra, Caldinho de berbigão e óleo de coco de babaçu.

Como sempre acontece, os convidados da vez são porrada, primeiro time nacional. Não sei se cito o catarinense Felipe Schaedler como referência em Manaus, onde construiu o alicerce de sua carreira, ou em São Paulo, onde hoje em dia também tem restaurante de sucesso, o mesmo Banzeiro, que explora os ingredientes nativos do Norte do país, com o talento de um cozinheiro que sabe o que fazer com cada um deles. É que tem mais.

Completam o time o casal Lisiane Arouca e Fabrício Lemos (ladies first, claro), que, na Bahia, barbarizam com os restaurantes Omí e Segreto Ristorantino.

Confira o menu da noite:

Snacks de boas-vindas pelo chef Ivan Lopes

Battuta em tapioca suflada de nero di seppia e  Caldinho de berbigão e óleo de coco de babaçu.

Mexilhão, tucupi e tapioca

(Felipe Schaedler)

Agnolotti de vatapá, caldo de lambreta, azeite verde e tuile decamarão

(Fabrício Lemos)

Couve-flor, queijo tulha e trufa fresca

(Claudia Krauspenhar)

Pirarucu defumado, feijão manteiguinha e ponzu de cogumelosYanomami

(Felipe Schaedler)

Carne do sol de black angus, mousseline de abóbora, cebola bruleé,molho de cachaça, farofa de Licuri

Quer saber mais? Ouça os detalhes na coluna CBN Sabores desta quarta-feira (27), com Luiz Augusto Xavier:

(Fabrício Lemos)

Tost de brioche recheado, creme inglês, farofa de bacon, sorvete deazeite de oliva, calda de chocolate 70%

(Lisiane Arouca)

O cardápio é muito atraente, em sete etapas, e os sommeliers da casa certamente proporão uma harmonização adequada para cada degrau desses.

De Claudinha, falar o quê? Que, ao longo dos anos, colecionou prêmios como “Chef Revelação”, “Melhor Chef” e “Chef 5 Estrelas” (2022 e 2023 – Bom Gourmet/Gazeta do Povo) e, mais recentemente como “Melhor Restaurante da Região Sul” pela revista Prazeres da Mesa (2023)? Isso é pouco pra definir a grande cozinheira (e restaurateur) que ela é. Ela faz a gente se apaixonar, sinceramente, apenas com um gesto ou com um tempero.

Hoje, então lá, tá? Menu 7 passos, R$ 350 por pessoa e reservas se esgotando. É prudente garantir meio logo, enquanto há tempo.

Restaurante K.Sa

Rua Fernando Simas, 260 – Bigorrilho

Reservas pelo WhatsApp 3225-3444