Ícone da gastronomia peruana, que conquistou paladares pelo mundo todo, o ceviche ganha uma homenagem especial em Curitiba nesta semana. A cevicheria Pero Que Sí, da Mercadoteca, realiza de hoje, terça-feira (27/6) até o domingo (2/7) a Ceviche Week, com três opções com preços de R$ 19,90 cada.

Os ceviches que entram na promoção incluem receitas mais ligadas às raízes peruanas e outras que trazem influências brasileiras e tropicais. Um deles é o carro-chefe da casa, o Pero Que Sí, a receita clássica da casa (com peixe branco, cebola roxa, pimenta dedo de moça, coentro e chips). Os outros são o Tropical (peixe branco, melancia, coentro e chips) e o Mango, que também mistura o sabor da fruta com o peixe branco. A ideia é que os clientes provem vários, e por isso eles são apresentados em porções de 160g e com preço especial.

A Ceviche Week traz também outra promoção.

Na compra de qualquer Ceviche do cardápio normal da casa (pesando na média 320g e com preço entre R$ 39 e R$ 64), o cliente ganha um chope Brahma 400 ml durante essa semana.

Leche de tigre

O grande destaque do ceviche é o chamado “leche de tigre”, o molho que dá sabor ao prato.

O leite de tigre é a alma do ceviche e cada restaurante tem sua receita. O molho do Pero Que Sí leva limão, laranja e pasta de pimenta preparada com uma combinação original da casa, que é mantida em segredo.

É neste caldo que o peixe ou os frutos do mar são marinados, como ensina a culinária do Peru, país que tem no ceviche seu prato nacional. Segundo a versão mais aceita pelos historiadores gastronômicos, a origem se deu entre povos indígenas do litoral peruano há mais de dois mil anos.

Pero Que Sí

Mercadoteca – R. Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê