Está marcada para as 10 horas deste domingo (1), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a cerimônia de posse do governo do estado do Paraná. Ratinho Junior (PSD) foi reeleito com 69,6% dos votos nas eleições de 2022. Ele deve ser empossado ao lado do vice-governador do estado, Darci Piana (PSD). O rito esperado, conforme afirma o analista político, Massimo Della Justina, é simples, já que se trata de uma reeleição.

De acordo com o governo do estado, o roteiro da cerimônia conta com a chegada do governador e vice pela rampa da Alep. Eles serão recepcionados pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro secretário Luiz Claudio Romanelli (PSD) e pelo segundo secretário Gilson de Souza (PL).

Em sessão solene, os políticos devem prestar o compromisso constitucional e assinar o termo de posse. Além disso, está prevista a nomeação, pelo governador do Estado, do secretário-chefe da Casa Civil, e do secretariado.

O ato será encerrado com a caminhada do governador e vice em direção ao Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense. Um forte esquema de segurança foi montado pelas autoridades. A Polícia Militar deverá realizar o isolamento de parte da área, com acesso restrito a pessoas credenciadas e profissionais de imprensa.