O Estado contabiliza quase 92 mil pessoas afetadas pelos temporais. Os dados são do boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, publicado na manhã deste sábado (4), que apontam aumento do número de municípios atingidos, que subiu para 130, e deixam aproximadamente 4,6 mil paranaenses desalojados e quase 1,1 desabrigados.

As enxurradas e os alagamentos causados pela chuvarada destruíram 76 casas e danificaram mais de 13,2 residências em todo o Paraná.

Em Curitiba, os alagamentos afetam 152 pessoas, que estão desalojadas. Também há oito moradores da capital desabrigados.

Segundo a Defesa Civil, há 25 municípios em situação de emergência, entre eles, Boa Esperança do Iguaçu, Capitão Leônidas Marques, Clevelândia, Contenda, Espigão Alto do Iguaçu, Faxinal, Guamiranga, Imbituva, Manoel Ribas, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Laranjeiras, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Branco do Sul, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santa Maria do Oeste, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina, Verê e Virmond .

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve no Paraná, na quarta-feira (1º), e anunciou repasses para União da Vitória, que fica no Sul do Estado e é uma das cidades mais afetadas pelos temporais. Segundo o ministro, os recursos emergências são destinados aos atendimentos feitos pela Defesa Civil.