Um levantamento da EPR Litoral Pioneiro, concessionária responsável pela BR-277 entre Curitiba e Litoral, mostrou que 38% dos usuários com veículos leves utilizaram os formatos automáticos para o pagamento das tarifas na praça de pedágio em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. São os motoristas que possuem as “tags” para passagem sem parada na cancela, com posterior pagamento dos valores. Os dados são referentes aos cinco meses de operação da empresa.
Segundo a concessionária, esses condutores já estão se beneficiando automaticamente tanto do Desconto para Usuários Frequentes (DUF) quanto do Desconto Básico de Tarifa (DBT), que concede 5% de abatimento para todos os veículos com TAG eletrônica instalada. Estas são medidas anunciadas na concessão da rodovia para favorecer aqueles motoristas que trafegam com frequência no trecho.
Os motoristas de veículos leves podem calcular sua economia potencial utilizando a calculadora eletrônica disponível no aplicativo e no site da concessionária. Basta selecionar a praça de pedágio utilizada e inserir o número de viagens previstas para o mês. O sistema calculará o valor da última passagem e a média mensal de descontos.
O Desconto Básico de Tarifa (DBT) será concedido a todos os usuários e o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) aos veículos de passeios. O DUF começa a contar a partir da segunda passagem pela praça de pedágio, no mesmo sentido da rodovia e dentro do mesmo mês de calendário, segundo o do diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.
A concessionária ainda informou que, para ter acesso aos descontos, os usuários precisam instalar o sistema de cobrança eletrônica AVI/TAG em seu veículo. É a partir deste dispositivo que todos os registros de passagem serão computados e, consequentemente, os descontos serão automaticamente aplicados para o pagamento da fatura enviada pela operadora da tag instalada no veículo.
* Com informações da assessoria de imprensa