A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou, no início da noite desta sexta-feira (14), que restabeleceu o fornecimento de energia de 97% dos consumidores afetados pelo ciclone extratropical que atingiu o Paraná desde a tarde de quarta-feira (12).

No momento, 23.564 consumidores estão sem energia em todo o Estado. Desses, 19.266 se concentram na região Leste (formada por Curitiba, Região Metropolitana e Litoral), a mais afetada pelos estragos causados por descargas atmosféricas e ventos de mais de 90 km/h. Atualmente, os municípios com maior número de consumidores desligados são Morretes, Tijucas do Sul, São José dos Pinhais e Guaratuba.

Restam 1.739 serviços emergenciais para serem atendidas em todo o Paraná. A Região Leste concentra 1.007 casos – quase 60% do total. Ao todo, desde o início, os estragos causados pelo temporal provocaram mais de 5 mil serviços emergenciais em todo o estado, a maior parte já resolvida.

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.
Fornecimento de água

Os efeitos das fortes chuvas ainda estão sendo sentidos no abastecimento de água em alguns municípios do Paraná. A queda de energia continua afetando as unidades de produção e distribuição de água de cidades da região Centro-Sul do Estado.
Bairros de Curitiba, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Colombo, Pinhais, Morretes, Rio Branco do Sul, Cerro Azul, Tijucas do Sul, Campo Magro, Lapa, Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Balsa Nova, Tunas do Paraná e Agudos do Sul, e os distritos de Palmitalzinho, em Quatro Barras, e Lajeado Caçador, em Rio Negro, ainda apresentam falta de água ou intermitência no abastecimento. A previsão é a de que o abastecimento seja normalizado gradativamente até o fim da noite desta sexta-feira.

* Com informações da AEN