Ao menos um milhão de veículos da frota do estado do Paraná está com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado. De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, o contingente de débitos atrasados chega a 19,2% do total de veículos na região, considerando também aqueles que quitaram parte das parcelas do imposto. A inadimplência resulta em R$ 1,15 bilhão não recolhidos aos cofres públicos.
Segundo Ezequiel Rodrigues dos Santos, coordenador de Arrecadação da Receita Estadual, as parcelas vencidas do IPVA 2023 podem ser emitidas no site da Secretaria da Fazenda . O pagamento deverá ser feito com acréscimo de multa e juros. Após 30 dias de atraso, o porcentual acrescido é fixado em 10% do valor do imposto.
No entanto, ele ressalta que com a inclusão do sistema de pagamento via pix, é possível quitar os valores devidos em qualquer banco.
Os contribuintes que estão com o IPVA atrasado podem parcelar o valor pendente em até 12 vezes com o cartão de crédito, mas com acréscimo de juros aplicados pelas empresas.
O IPVA pode também ser pago à vista das seguintes formas: por meio da Guia de Recolhimento, nos bancos credenciados; com o número de Renavam do veículo, nas agências ou nos caixas.
A Secretaria da Fazenda informou ainda que mais de três milhões de proprietários de veículos quitaram integralmente o IPVA em 2023, o que corresponde a 67,54% da frota do Estado.