O Paraná está entre os cinco estados que mais entregaram declarações do Imposto de Renda deste ano, mas ainda tem contribuinte que não fez a prestação de contas ao fisco. Dados da Receita Federal apontavam que até as 9h30 da manhã desta sexta-feira (26), aproximadamente 475 mil contribuintes ainda não tinham prestado contas, o que equivale a quase 19% de cerca de 2,5 milhões de declarações que são esperadas no Paraná.
Quem já fez a declaração, desde quarta-feira (24), a Receita Federal anunciou que está disponível a consulta para o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. O pagamento das devoluções será realizado no dia 31 de maio, mesmo dia que encerra o prazo para a entrega da declaração do IR de 2023.
Este ano, o contribuinte tem algumas novidades a sua disposição, como a possibilidade de baixar a declaração pré-preenchida no site e também a opção de receber a restituição por Pix. O calendário também ganhou mais prazo, já que os contribuintes tiveram dois meses e meio para fazer as declarações, que ainda podem ser entregues até o dia 31 de maio.
Dos mais de 2 milhões que já declararam até esta sexta-feira, 63% tem imposto a restituir, 20% tem que pagar imposto e 17% não tem nada a pagar nem a receber. Dos contribuintes que entregaram os documentos, 22% optaram pela declaração pré-preenchida e 64% escolheram a simplificada.
Segundo o delegado da Receita Federal em Curitiba, Marcos Vinícius Rinaldi, a escolha do cadastro pré-preenchido facilita a verificação dos dados já existentes, além da inserção e da alteração de novas informações.
O contribuinte que não fizer o envio até o prazo estabelecido pode pagar uma multa que varia de R$165,74 a até 20% do imposto devido.
Outra novidade adotada pela Receita Federal facilita o preenchimento da documentação para as pessoas que acabam fazendo várias declarações para os familiares.