A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) estima que cerca de 165 mil crianças, com idade entre 05 e 11 anos, devem ser vacinadas contra a Covid-19, conforme cronograma de distribuição de doses pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

A imunização desse público deve seguir uma ordem prioritária, assim como aconteceu com adultos e adolescentes.

Primeiro devem ser vacinadas crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades, indígenas e quilombolas, depois crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19, e na sequência as crianças sem comorbidades, em ordem decrescente de idade.

Segundo o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, a vacinação com a primeira dose das crianças deve se estender até o mês de março.

Uma informação importante repassada pela Secretaria Municipal de Saúde é de que crianças que completarem 12 anos após o recebimento da primeira dose deverão completar o ciclo vacinal com o mesmo imunizante, ou seja, a dose pediátrica.

Conforme a SMS, a vacinação será feita nas Unidades de Saúde, locais já estruturados para a vacinação e com profissionais capacitados e com experiência no manejo da vacina contra o novo coronavírus.

O esquema vacinal primário para as crianças deverá ser de duas doses com intervalo de oito semanas entre as aplicações – assim como nos demais públicos –, mas a dosagem, a composição e a concentração da vacina pediátrica são diferentes da dos adultos.

O frasco da vacina para crianças terá uma cor diferente daquela aplicada em adultos, deverá ser laranja, estratégia adotada para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina.