Em maio deste ano, 11,4% das vendas de imóveis residenciais usados em Curitiba foram no bairro Centro. Em segundo lugar no ranking estão os bairros Pinheirinho e Portão, com 4,5%. Na lista dos dez bairros mais procurados estão também Bairro Alto, Água Verde, Bigorrilho, Cristo Rei, Novo Mundo e Hauer.

Os apartamentos de três dormitórios lideraram as vendas de imóveis residenciais usados em Curitiba em maio de 2023. Esse tipo de imóvel respondeu por 31,8% das negociações na capital paranaense no período, indicando a preferência por unidades maiores. Em seguida, no top três, vieram os apartamentos de dois quartos (25,4%) e os de um (16,9%). O levantamento é do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Secovi-PR.

No quinto mês do ano, o índice de Vendas de Usados Sobre Oferta [VUSO] foi de 4,9%, similar ao que se teve no mesmo mês do ano passado, quando a taxa foi de 4,8%. A média de 2023, até o momento, é de 4,7%. Josué de Souza, vice-presidente de Comercialização Imobiliária do Secovi-PR explica que o mercado está operando num patamar alto e estabilizado.

Leonardo Baggio, vice-presidente do Inpespar lembra sobre as condições dos imóveis, e os cuidados que os proprietários devem ter.

O ticket médio dos imóveis residenciais usados em Curitiba também se encontra estável num nível elevado. Em maio, o valor total, que engloba imóveis residenciais, comerciais e terrenos, foi de mais de R$ 405 mil, aumento de 7,8% em comparação com abril, quando o ticket médio dos usados na cidade foi de R$ 376 mil.