Uma cartilha com informações sobre o processo e as normas para ocupação do centro histórico tombado de Morretes foi lançada nesta quinta-feira (2) pela prefeitura da cidade, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). O material também fala sobre importância da preservação do patrimônio histórico-cultural.

No ano passado o processo de tombamento do centro histórico de Morretes, que havia começado 25 anos antes, foi concluído pela SEEC por intermédio da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) e do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA).

Vinicio Bruni, chefe da coordenação da CPC, afirma que é importante documentar e disponibilizar as informações da cartilha para valorizar os imóveis tombados e educar a população sobre essas ações.

A cartilha, que conta com diferentes ilutrações, explilca sobre o grau de proteção de cada imóvel, como cada intervenção de pintura ou publicidade deve ser feita e também afirma sobre as coisas que são proibidas nos locais próximos da região tombada.

Os interessados podem acessar a cartilha de tombamento da cidade de Morretes em formato PDF no site da CPC.