Mulheres de Curitiba entre 50 e 69 anos de idade que estão com exames de mamografia atrasados devem ficar atentas ao telefone. A Central Saúde Já (3350-9000) tem feito a busca ativa das faltosas para agendar o exame preventivo do câncer de mama.

Esta é uma estratégia a mais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para lembrar do compromisso que todas elas devem ter com a saúde.

Com a tecnologia cada vez mais disponível na palma da mão, é comum que as pessoas não atendam a ligação de um número que não está em seus contatos. Por isso, a Central pede atenção à população, pois mantém a estratégia de ligar para os números cadastrados no prontuário eletrônico.

A coordenadora da Central Saúde Já, Sheila Casagrande, explica que os técnicos de enfermagem são os responsáveis pela busca ativa. Com a listagem do público-alvo em mãos, mulheres de 50 a 69 anos que não realizam a mamografia há dois anos ou mais, diariamente eles tentam o contato para oferecer a melhor data e horário para o exame

Números

Em 2022, foram agendadas 5.249 mamografias de rastreamento pela Central Saúde Já Curitiba. Em 2023, de janeiro a setembro, foram 1.153 agendamentos por essa modalidade.

Atendeu, agendou

Profissional de saúde aposentada, a técnica de enfermagem Genilda Ana de Oliveira, de 61 anos, havia confundido as datas e não lembrava quando tinha feito a última mamografia. Apesar de muitas vezes não atender o telefone, ela retorna a ligação recebida.

A aposentada Sandra Canetti, de 64 anos, frequenta a Unidade de Saúde Iracema, no Cajuru, e também teve o exame agendado depois de ligar para a Central Saúde Já. Sandra havia realizado a última mamografia há dois anos e estava na hora de refazê-la.

Para a zeladora Maria de Fátima Gonçalves da Silva, de 66 anos, moradora do Boqueirão, foi uma surpresa receber uma ligação oferecendo o atendimento. Segundo ela, dez dias depois do telefonema a mamografia estava pronta. “Frequento a Unidade Irmã Tereza Araújo e a médica já havia dito que estava na hora de repetir o exame. Com o telefonema foi muito rápido e estou com tudo em dia com a minha saúde”, relatou.

Além da busca ativa da Central Saúde Já, as equipes multiprofissionais das unidades de saúde também estão atentas aos prazos para a realização dos exames preventivos. “A campanha Outubro Rosa é uma oportunidade para falar sobre a prevenção do câncer de mama, mas é importante que as mulheres saibam que a prevenção se faz o ano todo e nossas equipes trabalham para oferecer às usuárias ações de saúde integral”, relembra Beatriz Battistella.

Preventivos

As curitibanas podem ligar para a Central Saúde Já para agendar exames preventivos de câncer de colo de útero ou câncer de mama pelo SUS da capital paranaense.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o exame citopatológico de rastreamento, chamado Papanicolau (câncer de colo de útero), é indicado a cada três anos. O público-alvo são as mulheres ou qualquer pessoa com colo de útero (incluindo homens trans e pessoas não binárias designadas mulheres ao nascer), na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual.

Já a estratégia preconizada pelo Ministério da Saúde para o rastreamento do câncer de mama é a realização do exame de mamografia de rotina a cada 2 anos para mulheres entre 50 e 69 anos, no caso de pacientes sem sintomas.

A Central Saúde Já funciona de segunda à sexta, das 7h às 22h, inclusive em feriados, Sábados e domingos, das 8h às 20h.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba