A Secretaria de Saúde de Curitiba vai oferecer, a partir desta segunda-feira (24), a funcionalidade do serviço de tele e videoconsulta para pessoas de 18 a 40 anos de idade com queixas leves de saúde. Durante a primeira semana, o serviço foi oferecido para o público de 18 a 25 anos.

Para garantir o atendimento virtual aos moradores da cidade, que se enquadram no público que pode receber esse tipo de atendimento sem sair de casa, é necessário baixar o aplicativo Saúde Já Curitiba, fazer um cadastro e ter uma senha.

Com a disponibilização de novas opções de atendimento também houve a ampliação do horário de funcionamento da central, que passa a atender de segunda a sexta-feira, inclusive nos feriados, das 7h às 22h. Aos sábados e domingos o horário de atendimento é das 8h às 20h. Para ter acesso ao serviço, basta ligar para a Central Saúde Já no telefone 3350-9000, que conta com 85 profissionais de saúde, entre técnicos administrativos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

O trabalho da central começa com a identificação da gravidade dos sintomas relatados pelas pessoas que procuram atendimento telefônico. Em seguida, o enfermeiro faz a classificação de risco, da mesma forma que acontece nas Unidades de Pronto Atendimento.

O protocolo classifica por cores o grau de risco dos pacientes e o tempo necessário para atendimento, como, por exemplo, vermelho para emergência; laranja, muito urgente; amarelo, urgente; verde, pouco urgente; e azul, não urgente.

As queixas leves, que são classificadas nas cores verde, azul e amarela, devem ser atendidas pela central. Já as situações identificadas como laranja e vermelha são encaminhadas para atendimento presencial.

Na última segunda-feira (17), aconteceu o lançamento das novas funcionalidades da Central Saúde Já Curitiba e o prefeito, Rafael Greca, falou sobre os serviços disponibilizados para a população.

Na ocasião, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanhou o lançamento da ampliação dos serviços prestados pela Central Saúde Já Curitiba e destacou que, em breve, será assinado um acordo de cooperação entre o Ministério da Saúde e a prefeitura da capital.

Durante a primeira semana de atendimento na central, foram registradas 621 ligações classificadas como verde ou azul e 85 como amarelo. Também foram realizados 706 atendimentos médicos, 735 classificações de risco, 503 suspeitas de Covid-19, 322 agendamentos de vacina anticovid para bebês e 607 pedidos de informações e orientações.