A Central 156 de Atendimento e Informações ao Cidadão fez 9,7 milhões de atendimentos em 2022, valor 38% maior que o ano anterior, quando o serviço chegou a 7 milhões de interações. O serviço, que facilita o acesso aos serviços públicos municipais, completa 39 anos de funcionamento em Curitiba, nesta terça-feira (7). A central está disponível 24 horas por telefone e também por aplicativos de celular.
Criado em 1984 para reduzir as filas no balcão de atendimento da Prefeitura, na época funcionava de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e tinha demanda diária de menos de 50 pedidos. Em 2002, o serviço passou a funcionar 24 horas e, em 2005, recebeu uma integração com todos os órgãos da Prefeitura de Curitiba. Em 2022, o atendimento prestado pela equipe alcançou a marca de 95% de satisfação
O aplicativo 156 conta com inteligência artificial para reconhecimento de imagens de alguns serviços, permitindo mais assertividade pelo usuário na apresentação de suas demandas. Isso traz uma participação mais ativa da população no auxílio ao poder público, com denúncias de irregularidades. A central também facilita o registro de pedidos de coleta de doações e fornece informações do transporte público em tempo real.
O App Curitiba 156 está disponível para smartphones Android e iOS.