Muitos curitibanos acordaram cedo e foram aos cemitérios da capital para fazer orações, acender velas e levar flores aos entes queridos que já partiram. Mesmo debaixo de chuva, centenas de pessoas acompanharam uma missa realizada em frente ao Cemitério Municipal do Água Verde na manhã deste domingo (2), Dia de Finados.
O arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, presidiu a missa celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti em frente ao campo-santo do bairro. O arcebispo disse que o Dia de Finados é um dia de saudade e também um dia para refletir sobre o sentido da vida.
Dom José Peruzzo disse que viver em paz é o que traz sentido à vida.
Márcia Ferreira foi ao Cemitério Água Verde para levar flores e rezar pelos familiares falecidos.
SAIBA MAIS:
Cemitério Municipal São Francisco de Paula
Quem foi ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no Centro de Curitiba, encontrou movimento moderado durante a manhã, devido à chuva.
A comerciante Inês de Jesus, que vende flores em frente ao cemitério, disse que a chuva frustrou as expectativas de venda.
Ação pastoral nos cemitérios
Além da missa realizada no Cemitério Água Verde e toda a programação para o Dia de Finados, as famílias que visitaram os cemitérios da Arquidiocese encontraram uma ação pastoral realizada por padres, diáconos e ministros da sagrada comunhão (MESCs), que se revezavam em turnos para atender as pessoas. Essa ação ocorre desde 2019 no Dia de Finados nos cemitérios da capital paranaense.
Segundo Dom José Peruzzo, essa iniciativa busca aproximar a igreja das pessoas que ainda sofrem pela partida de familiares ou de pessoas queridas.








