Que tal uma lasanha neste fim de semana? Para comemorar o Dia Mundial da Lasanha.

O Dia Mundial da Lasanha é celebrado em 29 de julho. A comemoração começou de maneira informal nos EUA e foi ganhando corpo, com adeptos em vários países ao redor do mundo.

A palavra lasanha pode ter origem no grego “lasanon”, que significa pote para quatro. Anos mais tarde, o termo passou a ser pronunciado pelos romanos como “lasanum”, que pode ser traduzido como “pote de cozinhar”. Os italianos usaram a palavra para definir o prato onde, hoje se sabe, era feita a lasanha.

Apesar de a crença popular sugerir que a lasanha é um prato tipicamente originado na Itália, são fortes as evidências de que há um prato muito parecido, conhecido como “loseyns” (lê-se lasan), comido na corte do Rei Ricardo II, no Século 14. Esta receita também figurou no primeiro livro de receitas da Inglaterra.

A lasanha foi documentada pela primeira vez no Século 13, quando foi usada em um prato em camadas. Esta versão mais antiga não levava tomate, uma vez que este alimento ainda não havia sido descoberto pelos europeus. A história da receita, aliás, é milenar e o prato mudou bastante ao longo dos anos. O famoso molho vermelho só começou a ser usado com as folhas de massa depois do Século 16.

Ouça os detalhes na coluna CBN Sabores, com Luiz Augusto Xavier:

E então, que tal aproveitar o Dia da Lasanha para provar a mais antiga de todas, dentre as servidas em Curitiba? Aquela que é preparada desde 1972, sem alterações na receita, pelo Restaurante Baviera: tradicional lasanha com massa artesanal, molho ao sugo, queijo muçarela e presunto, finalizada no forno à lenha, onde é gratinada.

O prato pode ser pedido no restaurante ou pelo delivery próprio do Baviera.

Restaurante Baviera

Rua Augusto Stelfelld, 18 – Centro

Delivery: (41) 3232-1995

Instagram: @cantinabaviera