Com o tema, “Jesus Eucarístico: pão da unidade para a paz no mundo”, a celebração de Corpus Christi, deste ano, terá a tradicional procissão com 2 km de tapetes, Santa Missa e shows religiosos no Centro Cívico, em Curitiba. A festa religiosa da igreja católica reúne todas as paróquias da cidade na maior festa da Eucaristia, umas das principais datas do calendário católico mundial. Segundo a Arquidiocese de Curitiba, mais de 120 mil pessoas são esperadas para participar da missa e da procissão.

Aproximadamente 4 mil voluntários devem começar os preparativos a partir da 8h. A confecção de dois quilômetros de tapetes começa na Rua Barão do Serro Azul, desde a Catedral Metropolitana de Curitiba, e se estende ao longo da Av. Cândido de Abreu, até chegar à Praça Nossa Senhora de Salette, em frente ao Palácio Iguaçu. A data que se tornou símbolo de união, fé e cultura é muito importante para os católicos.

Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo, celebra o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Registrada na Bíblia, a data lembra o ato realizado por Jesus na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com os 12 discípulos.

Para a Arquidiocese de Curitiba, o tema escolhido para 2024 está em consonância com a Campanha da Fraternidade deste ano, que fala de fraternidade e amizade social, e a diz muito sobre a situação mundial, com guerras que levam à desunião e à fome de alimentos e também espiritual.

Durante a quinta-feira estão previstas diversas ações, como o atendimento feito por padres para quem quiser fazer confissões durante o período da manhã; flashMob com 10 mil jovens às 10h; tenda para adoração ao Santíssimo Sacramento a partir das 8h; diáconos, religiosos e seminaristas atenderão pessoas em situação de rua, com alimentação e momento de escuta e aconselhamento.

Também haverá a Campanha da Misericórdia que pretende arrecadar 10 toneladas de alimentos. A coleta será feita em todas as paróquias de Curitiba na quinta-feira, dia de Corpus Christi.