A celebração de Corpus Christi deste ano, em Curitiba, além da tradicional procissão com 2 km de tapetes, Santa Missa e shows religiosos no Centro Cívico, contará com três novidades inseridas nas comemorações, como destacou o padre Juarez Rangel.

O tema escolhido para comemorar a data, este ano, “Jesus Eucarístico: pão da unidade para a paz no mundo”, foi escolhido em razão da situação mundial, com duas guerras que levam à desunião e à fome de alimentos e também espiritual. Além disso, o tema está alinhado com a Campanha da Fraternidade de 2024, que fala de fraternidade e amizade social.

Padre Juarez Rangel disse que, independentemente da fé das pessoas, todos estão convidados para participar do Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo e celebra o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa religiosa da igreja católica reúne todas as paróquias da cidade na maior festa da Eucaristia, umas das principais datas do calendário católico mundial. São esperadas mais de 120 mil pessoas para participar da missa e da procissão, conforme a Arquidiocese de Curitiba.

Cerca de 4 mil voluntários devem participar dos preparativos a partir da 8h. A confecção dos tapetes começa próximo à Catedral Metropolitana de Curitiba, na Rua Barão do Cerro Azul, e se estende ao longo da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.

Uma das novidades do Corpus Christi deste ano, a Campanha da Misericórdia, pretende arrecadar mais de 10 toneladas de alimentos. A coleta será feita em todas as paróquias de Curitiba nesta quinta-feira, Dia de Corpus Christi. A ação contará com o apoio de caminhões do Exército Brasileiro, que ficarão disponíveis para receber doações em três pontos: na Praça Tiradentes, na Praça 19 de Dezembro e na Praça Nossa Senhora de Salete.

A partir deste ano, o concurso fotográfico passa a fazer parte das atividades oficiais de Corpus Christi. Iniciado em 2023, o concurso é aberto à participação de todos os fiéis católicos, profissionais ou não, que têm o objetivo de documentar a celebração. Ao todo, são quatro categorias: retratos, elementos religiosos, vocação e tapete. Cada participante pode se inscrever em quantas categorias desejar, com até quatro fotos, sendo uma para cada categoria.

A premiação será realizada na abertura de uma exposição no dia 15 de agosto, após a seleção das 40 fotos finalistas pela banca examinadora. A data foi escolhida em alusão ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado no dia 19 de agosto.