Para prevenir acidentes, a CCR Aeroportos faz um alerta sobre os riscos de soltar pipas nas áreas próximas aos terrenos aeroportuários. O aviso é fundamental, principalmente, para quem mora nas proximidades de aeroportos localizados em perímetro urbano, como acontece com o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e o Bacacheri, em Curitiba.

A prática se torna mais comum durante as férias escolares, aliada à temporada de ventos favoráveis para a prática, já que muitas crianças não viajam por ser um período de descanso curto. Para se divertir, muitas vezes a garotada escolhe soltar pipa para ter um momento de lazer, mas isso pode oferecer uma série de riscos para a aviação, como explica o responsável pela área de Segurança Operacional da CCR Aeroportos, Luís Spanner.

Desde março deste ano, quando teve início a administração de alguns aeroportos pela CCR, já foram identificadas 61 ocorrências com pipas em todas as áreas aeroportuárias espalhadas pelo país.

Visando a boa convivência e o respeito à legislação, Luís Spanner faz um pedido à população de Curitiba e Região Metropolitana para que não solte pipas no entorno dos aeroportos, além de não tentar resgatar o objeto caso venha a cair dentro dos limites do aeroporto.

Conforme o Código Penal, colocar em perigo aeronave ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea é crime. A pena prevista é de dois a cinco anos de prisão.