Uma proposta que muda os coletores de lixo em locais públicos foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (06).

A alteração propõe que locais públicos e com grande circulação de pessoas como estádios e escolas, instalem coletores de lixo com separação em três categorias: recicláveis, compostáveis e rejeitos. Os materiais deverão estar separados em cores diferentes.

De acordo com a justificativa da proposta, o objetivo é reduzir a poluição causada pelo destino impróprio do lixo produzido. O autor da proposta, deputado Goura (PDT), disse que muitos materiais recicláveis, que deveriam ser separados, ainda acabam nos aterros.

Além disso, o texto determina as administrações destes espaços deverão realizar divulgação sobre os coletores para conscientizar os usuários a respeito da coleta de resíduos de forma seletiva, contendo informações sobre o tempo de decomposição e os benefícios da reciclagem e compostagem.

O deputado também destaca que quanto maior a quantidade de lixo para o aterro, mais custoso é para o município.

De acordo com dados da Prefeitura de Curitiba de 2019, a cidade recicla 22,5% de resíduos sólidos. Por dia, são produzidas 210 mil toneladas de lixo. Antes da votação em plenário, o projeto vai passar pela Comissão do Meio Ambiente.