Vai ser uma noite pra não esquecer tão cedo. Quatro rótulos da Viña Montes, do Chile, serão apresentados em Curitiba nesta quinta-feira (11), para degustação em jantar harmonizado marcado para o restaurante Cas.Cais.

O menu, desenvolvido pelo chef Eliseu Fernandes – e sua equipe –, foi feito para se encaixar perfeitamente nos sabores e texturas que cada um dos conceituados vinhos da Montes, que estão hoje, seguramente, entre os melhores da América e do Mundo.

A apresentação dos vinhos estará a cargo de Sonia Montanares (Gerente de Exportação da Viña Montes) e Erika Líbero (Embaixadora de Viña Montes Brasil). Ambas discorrerão sobre cada rótulo da noite e, certamente, também sobre a história da vinícola, que foi fundada em 1988 para se tornar a grande referência na produção de vinhos da ocasião, levando as demais produtoras e subir o patamar de seus novos lançamentos.

Nesta noite de quinta, tudo vai começar com o Montes Sparkling Angel, o espumante da Montes, que foi elaborado pelo método tradicional, também conhecido como método Champenoise. Normalmente os vinhos champanhe amadurecem por 24 meses sobre suas borras, enquanto o Montes Sparkling Angel, amadurece por 36 meses. Originário do Vale Zapallar, sob os ventos gelados do Oceano Pacífico., é constituído por 70% Pinot Noir e 30% Chardonnay. Para poder recebê-lo e dar as boas-vindas aos comensais, será servido o sempre elogiado Bolinho de bacalhau da casa.

A entrada será um Mix de folhas com tortilla, que ganha a escolta do vinho Montes Outer Limits Sauvignon Blanc, Zapallar D.O – do Vale do Aconcágua. A Outer Limits é uma nova linha de vinhos da Vinha Montes, de vários terroirs sem igual no Chile: Zapallar, Curtiduría, Colchagua, e Itata.

Quer saber mais sobre o assunto? Então ouça a coluna completa desta quarta-fiera (10), com Luiz Augusto Xavier:

Como também é de Zapallar o próximo vinho, a harmonizar com o primeiro prato da noite. Trata-se do Montes Alpha Special Cuvée Chardonnay, com 94 pontos do Guia Descorchados e originário do Vale Casablanca, Valparaiso, tendo 40% dele envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês. Vai trazer de companhia, então, um Nhoque de batata-salsa ao molho de camarão.

Para fechar a harmonização em alto estilo, um vinho poderoso e muito personal, o Montes Wings, D.O. Apalta. Vai brilhar ao lado de uma Paleta de cordeiro assada, servida com fettuccine na manteiga de ervas. A uva predominante é a Carmenére (85%), com o complemento de 15% de Cabernet Franc. Vindo do Vale de Apalta, repousa 18 meses em barricas de carvalho francês, 70% delas de primeiro uso.

De sobremesa, Pastel de Belém com calda de vinho do porto.

Com vagas limitadas e boa procura, o evento desta quinta custa R$ 450 por pessoa e as reservas podem ser feitas com Paul Tudgay, no WhatsApp (41) 99900-3945 ou e-mail paul@rootstockvinhos.com.br.

Cas.Cais Mar & Vinho

Avenida do Batel, 1868 – Batel

Pátio Batel, Piso L3

Instagram: @cascais.marevinho