Maior torcida por um sommelier daqui de Curitiba em competição internacional.
Guilherme Balbino está firme na disputa para chegar à final do concurso no Alentejo, em Portugal.
Vamos explicar.
Sommeliers de diferentes cidades do Brasil já passaram pela primeira fase da seleção, que contou com mais de 50 inscritos submetidos a uma prova sobre o Alentejo, seus vinhos e cultura. Destes, 21 profissionais, Balbino entre eles, seguiram para a próxima etapa, que consistiu em uma prova prática no Rio de Janeiro e em São Paulo e que já foi realizada.
Só que o resultado não saiu ainda e a expectativa é muito grande. A torcida aqui, entre nós, também.
É a contagem regressiva para o ‘Concurso Melhor Sommelier do Alentejo 2023’, envolvendo profissionais de toda parte, além do Brasil.
Guilherme Balbino é um dos sócios do Bar de Vinhos Balbino & Martins (já conversamos com a outra metade, Jonas Martins, aqui na entrevista das sextas-feiras), casa descompromissada e descontraída, que, além do atendimento diário, realiza frequentemente degustações e harmonizações com presenças de produtores e enólogos de grandes vinícolas nacionais e de fora.
Além disso, Guilherme Balbino também ilustra eventos de vinhos, como as recentes harmonizações com vinhos gregos, nos quais também está se tornando especialista por aqui.
Ele é o único sommelier do Paraná a participar dessa disputa, na busca dos seis finalistas que irão disputar a final do concurso em Portugal, em 2023.
Enquanto não sai o resultado, dá pra curtir Balbino ao vivo em seu bar, de terça a sábado, com ótimos vinhos e alguns petiscos feitos, imagine por quem: pelo próprio Guilherme Balbino, que faz uma Carne de onça como poucos.
Balbino & Martins
Avenida Iguaçu, 1274 – Rebouças