Antes eram só peixe e camarão. Aos poucos, outros frutos do mar foram sendo oferecidos e apreciados pelos consumidores das bandas de cá. Como o polvo, por exemplo, hoje um dos pescados mais celebrados na gastronomia.

E é justamente o polvo que ganha um evento próprio no Marcondes Cozinha Autoral.

Durante todo esse setembro, acontece a primeira edição do Festival do Polvo no restaurante. Um menu completo, em quatro etapas, coloca em destaque o polvo, em receitas criativas e saborosas.

A sequência do Festival do Polvo tem couvert, entrada, prato principal e sobremesa, saindo a R$ 129,90 por pessoa.

O couvert abre o menu com Pão oriental tipo bao no vapor com manteiga artesanal e trufas negras, seguido pela entrada: Sonho de polvo – que é feito com massa de iogurte, ragu de polvo e maionese de limão siciliano.

Como prato principal, o Marcondes apresenta quatro opções que o cliente pode escolher, cada um, combinando o marcante sabor do polvo a outros ingredientes. Uma delas é o Socarrat de polvo, que tem raspa da paella valenciana caramelizada, tentáculos grelhados de polvo e aïoli. Arroz caldoso de polvo é outra pedida, baseada no arroz galego: o arroz é feito com base em fundo de polvo e tentáculos inteiros do molusco grelhado e maionese de limão siciliano.

A terceira escolha é mais conhecida: traz Polvo à Lagareira, uma receita tradicional portuguesa. Os tentáculos são grelhados e regados com azeite, temperados com muito alho e acompanhados de batatinhas assadas, creme de espinafre e coentro.

Completando os pratos, o Polvo Bourguignon, baseado no famoso Boeuf Bourguignon francês. Trocando a proteína de carne pelo polvo, a receita leva ainda caldo e legumes. Encerrando a sequência, a sobremesa tem Pudim de doce de leite com bacon.

A casa abre de segunda a sábado para jantar, às 18h30, e para almoço de sábado, das 11h30 às 15h30.

Marcondes Cozinha Autoral

Rua Recife, 220 – Cabral

Instagram: @marcondesrestaurante

Reservas por WhatsApp (41) 3205-4982