Nem abriu oficialmente ainda. Teve, dias atrás, uma degustação para amigos próximos e familiares e agora está funcionando em soft open. A proposta é ser um gastrobar, ao estilo daqueles mais modernos e descolados do Rio de Janeiro. E a mostra que estão dando desde já, funcionando em soft open, leva a isso.
Não por acaso o nome é Pacobacana, uma inversão de silabas a puxar pela praia mais famosa de lá. Não por acaso a logomarca tem aquelas ondas sinuosas, que foram os desenhos do calçadão daquela praia. Não por acaso há drinques refrescantes e comidinhas saborosas, feitas por profissionais selecionados a dedo para as funções.

Na cozinha, Rita Delaé, que, versátil como é, já passou por todo estilo de restaurante, do árabe ao italiano, do português ao contemporâneo e que agora trata de interpretar – à sua moda, é claro – o estilo dos sabores apreciados na Cidade Maravilhosa. Como o famoso Filé Oswaldo Aranha, que, aqui, desconstruído, ganha formato de croquete, delicioso, com o toque da cebola transformado em um creme agridoce (como é a cebola) por cima. Aliás, é a foto que está no site.

Quer saber mais sobre o assunto? Então ouça a coluna completa desta quarta-feira (21), com Luiz Augusto Xavier:

Mas tem muito mais, é claro, como uma Carne de Onça estilizada e servida sobre um brioche na manteiga, uma burrata, servida sobre salada e com uma surpreendente redução de aceto com baunilha, entre outras propostas.
Destaque também para os coquetéis, drinques preparados pelo ícone Zé Zwaiger, uma das maiores referências que temos por aqui na mixologia. São servidos os oficiais, claro, mas também os de criação do bartender, irrepreensíveis.

Isso é apenas uma parte, afinando durante o período de soft open. No dia 29, quando da inauguração, a ideia é ter pratos fechados também, além de uma carta de vinhos, que está sendo ainda montada.
Mas a mostra já é boa, passando a certeza que mais uma casa de excelência está ganhando seu espaço ali na região do Itupava.

Os proprietários são quatro rapazes, jovens ainda: Bruno, Guilherme, Melvin e outro Guilherme. Alguns deles já com experiência na área de eventos, mas todos eles apaixonados pelo Rio de Janeiro, que é referência visual em todos os cantos da casa.

Vale conhecer agora… e imagino que muito mais depois da inauguração.
O gastrobar funciona de terça a quinta, das 17h30 às 00h; sexta e sábado, das 16h às 01h; domingo, das 16h às 23h,

Pacobacana
Rua Itupava, 1130 – Alto da XV
Instagram: @pacobacana
(Foto: Luiz Augusto Xavier)