Uma combinação de vinhos uruguaios com a comida asiática é o que nos espera às 19h30 de amanhã (01/02), no Hai Yo, o restaurante premiado que fica no Grand Mercure Curitiba Rayon Hotel, bem no centro de Curitiba.
Os pratos foram concebidos pelo sempre inspirado chef da casa, Lucas Coelho, enquanto o sommelier do restaurante, sempre versátil e competente Wellington Gonçalves (na foto acima), foi o encarregado de sugerir uma harmonização, que, a princípio, poderia soar estranha. Mas ali todos garantem que será inesquecível.
Não são vinhos uruguaios quaisquer, mas, sim, rótulos da Bodega Garzón, na beira do Atlântico, em Maldonado, passagem no caminho da rodovia que leva a Punta del Leste. Ali está estabelecido um dos restaurantes do chef argentino Francis Mallmann, um dos maiores especialistas em brasa que se tem conhecimento. Uma refeição harmonizada por lá é uma viagem pelos sabores.
E é aí, nesse detalhe das brasas e churrasqueiras, que as pessoas se confundem, como se Mallmann utilizasse somente carnes. Não, ali ele faz muito pescado, pois o oceano está logo pertinho, a oferecer todas as variedades possíveis.
Tudo isso para dizer que a Garzón também faz belos vinhos brancos e não fica somente no Tannat, a identidade uruguaia, ou outros tintos. E será exatamente isso que os presentes do evento de amanhã poderão constatar. Serão cinco pratos e cinco vinhos, uma jornada enológica para ficar marcada.
Enquanto o chef Lucas Coelho fala dos pratos, a apresentação dos vinhos estará a cargo da embaixadora da Vinícola Garzón no Brasil, a sommelière Ana Paula Oliveira apresentará, um a um, os vinhos da noite.
Quer saber mais sobre o assunto? Então ouça a coluna completa desta quarta-feira (31), com Luiz Augusto Xavier:
Vamos ao cardápio harmonizado, então, no estilo menu degustação?
O vinho Garzón Reserva Albarinho será o primeiro a ser servido, para escoltar a Ostra de Florianópolis com leite de amendoim, lichia e óleo de kombu, com um toque de pimenta jiquitaia.
Chega, em seguida, o Sashimi de peixe branco com romesco de sriracha, que vai ter a companhia do vinho Garzón Reserva Pinot Noir Rosé.
Mas daí é claro que teria de vir o Tannat, e em dose tripla.
Primeiro, o Garzón Reserva Tannat, que vai harmonizar com uma Dupla de sushi de Wagyu com teriyaki e yakiniku.
Continuamos nos grelhados, com o Gyūtan com molho char siu, purê de cenoura com missô e bock choy branqueada (um clássico do chef da casa, feito com a língua bovina), a receber, na taça, o Garzón Petit Clos Block 212 Tannat.
Para fechar os pratos, Bao de pato, escoltado pelo vinho Garzón Single Vineyard Tannat.
De sobremesa, Mochi com sorvete de melão.
Aqueles que se interessaram, que sejam rápidos para decidir, pois serão apenas 15 lugares disponíveis, com o valor de R$ 350 + 10% por pessoa.
Mais informações pelo telefone (41) 9 9961-1599.
Restaurante Hai Yo
Grand Mercure Curitiba Rayon Hotel
Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro
Fone: (41) 3532-0150