Para os apreciadores de vinho, uma noite com opções interessantes hoje (05). Estão programadas degustações de alguns rótulos no Vino! Batel e no Boudet Art & Wine. São duas propostas diferentes, mas ambas envolvendo os vinhos.

Portugal é o tema da degustação do Vino! Batel. A partir das 19h30, o wine bar realiza um evento que apresentará quatro rótulos daquele país. São dois tintos, Flor das Tecedeiras e Tecedeiras Lilás, e dois brancos, Covela Avesso e Tormes. A apresentação será feita por Camilo Lima, diretor das vinícolas Quinta das Tecedeiras e Quinta da Covela.

A degustação tem o preço de R$ 109 por pessoa e inclui, além dos quatro vinhos, uma entrada e um prato principal que fazem sucesso no cardápio do Vino! Batel: Tartar de salmão e Risoto de Linguiça Blumenau com folhas de rúcula.

Os vinhos

Os vinhos selecionados representam muito bem duas das principais regiões portuguesas produtoras de vinhos, o Douro e o o Minho (berço dos chamados vinhos verdes). A degustação segue o formato informal do Vino!, com uma interação espontânea entre os participantes.

Será uma boa oportunidade para conhecer a diversidade da produção e Portugal e, também, esclarecer mitos. Um dos mais comuns é achar que os “Vinhos Verdes” de Portugal são bebidas de coloração esverdeada ou, ainda, que são elaborados com frutas jovens.

Na verdade, o termo Vinhos Verdes se refere a uma região portuguesa, no norte do país, que inclui por exemplo a famosa província do Minho. Trata-se de uma DOP, Denominação de Origem Protegida, o que quer dizer que apenas os produtos lá elaborados podem ser chamados de vinhos verdes. Assim, os Vinhos Verdes podem ser brancos, rosés ou tintos.

Confira os vinhos que serão apresentados:

Tormes – Vinho Verde Doc

Vinho com uma frescura impressionante que demonstra bem o terroir da sub-região de Baião. Os seus solos graníticos conjugados com os seus dias quentes e noites frescas, são perfeitos para a maturação das castas Avesso e Arinto, com as quais é elaborado.

Um branco leve e fresco perfeito para aperitivos ou acompanhar frituras como bolinho de bacalhau e pasteis, queijos moles, e pratos à base de frutos do mar.

Quinta Da Covela Avesso – Vinho Verde Doc

O Covela Avesso é um vinho produzido da forma mais natural possível, sem a utilização de aditivos químicos. Seco, elegante e com acidez bem equilibrada, perfeito para refrescar um dia de calor. A uva Avesso é pouco conhecida no Brasil, mas é típica da região de Baião, onde a Covela se encontra.

Ideal para acompanhar peixes, mariscos, sushis e sashimis, além de entradas e aperitivos.

Flor Das Tecedeiras Tinto – Douro Doc

Com potencial de guarda mas já pronto para ser saboreado, este vinho produzido no coração do Douro trata-se de um corte com grande concentração de aromas e sabores. É um corte de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Franca, Tinta Amarela e Tinto Cão.

Acompanha carnes assadas ou churrasco, bem como queijos e gastronomia associada à vida mais descontraída e jovem, como pizzas, batatas fritas, almôndegas e massas.