Alguém me falou, dias atrás: “sabia que o João Soto abriu seu próprio restaurante”?
Não sabia e fiquei mais surpreso ainda ao saber que já vai fazer um ano. Problemas de comunicação, talvez.
Mas o fato é que abriu mesmo, se chama Farofa Bar e Restaurante e tem nesse prato, bem brasileiro sua estrela principal.
Mas quem é João Soto? – podem me perguntar.
É um chef de cozinha que, ainda promissor, brilhou no comando das panelas do Carmina Bistrô, na década passada – ficava bem ao lado do bar Jacobina e era da mesma proprietária. Comida boa, inspirada e sempre vinculada a algum cantor, compositor ou tema de música. Aliás, havia jantares bem interessantes, com música ao vivo e no clima do que era servido.
Mas Soto largou o dia a dia para ser professor do curso de gastronomia do Senac e, como a cozinha dá muitas saudades, retornou, mantendo a mesma proposta de comidinhas e música. Ambas brasileiras, brasileiríssimas.
O Farofa fica no Jardim das Américas e – para justificar o nome – se divide entre um restaurante e um bar. De dia, restaurante, com pratos bem do dia a dia, PFs – como a Copa lombo ao molho de cerveja preta, com couscous marroquino, abacaxi grelhado e farofa do dia, da foto acima – e parmegianas, que podem ser de bife, frango ou berinjela. E algumas pedidas especiais para as crianças.
Quer saber mais sobre o assunto? Então ouça a coluna completa desta quinta-feira (04), com Luiz Augusto Xavier:
À noite, beliscos de todas as espécies. Bolinhos de carne, abóbora, arroz ou beterraba, fritas e polentas. Dois tipos de tábuas de carnes e, para chuchar o pão, Carne de Panela, Moela, Molho de Pernil e Creme de abóbora com gorgonzola.
Sem contar a grande variação de sanduíches, entre hambúrgueres (um de abacaxi, gorgonzola, maionese, alface e tomate me deixou interessado), sanduíches, pão com bife e pão com bolinho.
Também algumas sobremesas.
Nas bebidas, cinco tipos de caipirinhas, todas da brasileiríssima cachaça. E alguns drinques que remetem à MPB, como Ginberto Gin, Egberto Ginsmonti e Gin Maia. E ainda tem cervejas, refrigerantes, sucos e chás.
Aos sábados, menu especial, com dois pratos em sua plena essência: Feijoada e Barreado. A feijoada com tudo a que tem direito e não essas de madame que servem por aí. E o barreado, aquele autêntico de Morretes, com uma farofa de banana que dizem ser o maior sucesso.
O cardápio está sendo renovado, com a inclusão de pratos a pedido dos clientes. Como Carne de onça, Iscas de peixe, Frango a passarinho e mais opções de tábuas e sanduíches.
Farofa Bar e Restaurante
Rua Francisco Heráclito dos Santos, 1195 – Jardim das Américas
Instagram: @farofabar_chefjoaosoto