Limão, cachaça e açúcar. Está é a receita original de caipirinha. E a única reconhecida oficialmente pela IBA e demais instituições ligadas à área, registrada assim. Assim como as denominações de origem e selos semelhantes em outros tipos de bebidas ou produtos pelos cantos do mundo.

As demais combinações são chamadas de sticker. Isso oficialmente, pois, na real, a linguagem popular já estabeleceu a denominação de “caipirinha” a tudo que mistura fruta espremida e bebida alcoólica. E se o povo disse…

Tanto que a receita básica da tradicional caipirinha ganhou ao longo dos anos variações em que a imaginação é o limite. E aí, para celebrar o drinque mais famoso do Brasil, está começando hoje (18) o Circuito de Caipirinhas, reunindo 33 bares de Curitiba e Região Metropolitana. O evento se estende até o dia 12 de fevereiro.

São mais de 60 receitas, que trazem ingredientes os mais variados. As frutas podem ser morango, banana, manga, maracujá, tangerina, acerola, abacaxi, limão e até abóbora. Dentre os destilados, os mais variados: cachaça, vodca, steinhaeger, rum. E ainda tem o acréscimo de ervas, como o alecrim, hortelã, além de xaropes de frutas.

Cada caipirinha será vendida ao preço único de R$ 18.

Para quem não sabe, a caipirinha, que é patrimônio cultural do Brasil, surgiu como forma de remédio, para combater um surto de gripe que se espalhava no interior de São Paulo, no início do século XX. A mistura agradou e ficou cada vez mais popular. Em 1987, a caipirinha entrou para o seletíssimo grupo de coquetéis da IBA (International Bartenders Association), sendo assim divulgada em mais de 50 países, oferecida nos mais famosos bares e restaurantes do mundo.

Concurso

Paralelamente ao Circuito, será realizado concurso de Melhor Caipirinha de Curitiba. A escolha será do público e o estabelecimento que fizer a melhor caipirinha com bebidas da marca Doble W (Cachaça, Steinhaeger ou Steinhaeger com mel), segundo o público, receberá R$ 2.000 em dinheiro, mais produtos dos patrocinadores do evento.

O Circuito de Caipirinhas da Curitiba Honesta tem patrocínios da Doble W e Monin. Apoio: Platinox, Curta Curitiba e Instituto de Turismo.

Confira a lista dos participantes

A Ostra Bêbada

Armazém Colônia

Barbaran

Bom Scotch

Boulevard Cadoore

Canabenta

Choripan Champagnat

Choripan Getúlio

Choripan Santa Felicidade

Dom do Mah

Don Kebab Água Verde

Don Kebab _ Itupava

Five Lounge (Hotel NH The Five Curitiba)

Glasso Beer & Drinks (Mercadoteca)

Jipe Bar

Kanavial

Maia Box

Mavy Pub – Mondri – SJP

Mavy Pub – São José dos Pinhais

O Cachaceiro

Officina Restô Bar

Petrisserie

Porks Champagnat

Porks Fazenda Rio Grande

Porks Itupava

Porks Trajano

Quermesse

Quintal 68

Silzeu’s

The American Way

The Animals Pub

The Barbecue

The Coach Sport Bar

Todos os endereços e receitas estão disponíveis no site www.curitibahonesta.com.br.