Curitiba está bem servida de restaurantes e casas especializados em caranguejos. Há mesmo alguns bem interessantes por aí, vendendo por unidade ou por pessoa. Cada qual com seu charme, com suas receitas e com suas atrações.

Mas – e aqui muito cá entre nós – é muito difícil alguém superar o charme da Ópera de Bambu, uma das pioneiras da cidade na especialização em caranguejos. E tudo começou há 20 anos, na varanda da casa de Otávio Tosin, que reunia alguns amigos entre novembro e março para promover caranguejadas. Como os amigos avisaram e passaram a levar mais alguns amigos, o número de frequentadores foi aumentando e, por consequência, as acomodações também.

E como mais gente se interessava e apelava por uma chance de também poder experimentar, foram surgindo as sessões especiais de caranguejos em algumas noites da semana. Até se tornar um empreendimento profissional, que a cada temporada se aprimora, ainda que sem perder aquele clima de alto astral que caracteriza uma reunião de amigos. Sim, porque os Tosin recebem a todos como se estivessem ainda naqueles tempos da reunião na varanda de casa.

Como a procura é muito grande, é necessário fazer reserva.

O rodízio de caranguejos da Ópera de Bambu custa R$ 104 por pessoa, para se servir à vontade dos crustáceos e também de todos os acompanhamentos. Crianças até 5 anos não pagam e, de 5 a 11, pagam 50%. São oito pratos quentes, incluindo um delicioso e indispensável Caldo de siri, dez opções de saladas, oito molhos (e tem um de manteiga derretida, que é meu favorito), e três opções de antepastos.

Se for alguém para acompanhar, que não coma caranguejo, o bufê custa R$ 52 por pessoa.

A casa funciona de segunda a sexta, das 19h às 23h. Sábado, das 12h30 às 15h30 e de 19h às 23h. Domingo, das 12h às 15h30.

Ópera de Bambu

Rua Nestor Victor, 434 – Água Verde

Reservas pelo WhatsApp (41) 3018-8468