Faz tempo que ele está na estrada. Desde o início dos anos 2000 que me lembro dele.
O primeiro contato já me impressionou e aí, por volta, de 2005, no Akira (que já não existe mais) tive a certeza de ter ali um dos melhores cozinheiros da comida japonesa. Cozinheiros, quis dizer, pois muita gente não se lembra que a comida quente desse povo é muito boa e, quando vai a esses restaurantes, fica apenas nos sushis e sashimis.
Pois Caju se consolidou como referência na cozinha japonesa e rodou por alguns restaurantes, depois daqueles primeiros anos no Akira. Quando o restaurante fechou, em 2009, esse pernambucano de Serrinha passou a dar consultoria e outras diversas casas orientais, até que, em 2016, abriu sua própria casa, o Oka, lá no São Lourenço. Ficou lá por dois anos, até ser contratado para liderar a cozinha do Ken Taki, onde permanece até hoje. Mas esse vínculo não impediu abrir sua própria portinha no Guabirotuba, que agora se transformou num belo e espaçoso restaurante, no Campina do Siqueira.
Funciona por quilo, por rodízio e também à la carte. Por enquanto abre somente para o almoço, mas a ideia é, já nesta semana, funcionar também à noite.
Há sashimis e sushis, estes bem ao gosto do curitibano, de uma maneira geral, predominando o salmão. Mas o que pega mesmo, para manter o padrão de inspiração e qualidade do Chef Caju, são os pratos quentes. Provei dois e recomendo: Tempurá soba é macarrão soba (feito de trigo sarraceno) em caldo à base de dashi, shoyu e saquê, com tempura de camarão e de vegetais e é delicioso. O outro prato foi o Lámen de mignon, com a perfeita combinação entre o macarrão chinês, o caldo, os vegetais, o ovo cozido e, é claro, as finas tiras de filé mignon.
Mas, evidentemente, o cardápio tem muito mais atrações, a saber: Yakisoba (sete variações), Teishoku, Tempuras, Yakimeshi, Robatas, Teppan Yake, Missoshiro e inúmeras opções de sushis, como Joes, hossomaki, niguiris, hots e combinados.
Enquanto o sushiman fica atrás do balcão, Caju permanece na cozinha e sua esposa, Jô, comanda o salão. E tudo funciona em perfeita harmonia, como numa grande família, da qual o cliente faz parte. Também tem delivery.
Chef Caju Sushi Bar
Rua Major Heitor Guimarães, 1214 – Campina do Siqueira