O lugar é aconchegante, acolhedor. Espaço pequeno e quase sempre lotado (mas com a possibilidade de mais mesas no primeiro andar), o Marie Vin e Bistrot foi aberto com o objetivo de reunir pessoas ligadas aos vinhos e aos queijos. Aliás, difícil encontrar em Curitiba local que ofereça tanta variação de queijos de primeiro patamar como lá.

Mas daí o cardápio foi crescendo, os vinhos também atingiram outro nível e uma especialidade se transformou na principal atração da casa: a burrata (de búfala). Tanto que o restaurante ganhou um segundo nome, apelido, algo assim, que é Burratatá, uma vez que se especializou em servir o delicado produto de várias maneiras e sempre com esmero e sabor.

Tanto que somente de burratas o menu oferece seis sugestões, dentre as quais a Burrata crocante (vem com uma crosta, sai direto do forno, mas o interior permanece cremoso e é acompanhada de tomate confitado, milho pesto e pão de fermentação natural), que custa R$ 79 e é para compartilhar (confira na foto acima)

Quer saber mais sobre o assunto? Então ouça a coluna completa desta terça-feira (30), com Luiz Augusto Xavier:

Mas ainda tem, entre outras, a Burrata Pistachio, Burrata ao Parma e Burrata Zuchini, sem contar aquelas que vêm acompanhadas de paninis, que também oferecem várias opções.

Só que o cardápio é muito mais do que isso e, certamente, exige pelo menos duas visitas ao Marie. Numa vez fica só nas burratas, mas, em outra, vai para o menu de bistrô e encontra algumas preciosidades produzidas pelo chef Leandro Angelli, como pastas, risotos, carnes, pinsas, saladas e frutos do mar. Retiro dali algumas pedidas indispensáveis, como o Ètoile (Risoto de queijo de ovelha Serra da Estrela, com mignon ao molho de redução de vinho do Porto), Boudéus (Filetto ao mascarpone, com conchiglione recheado com queijo brie gratinado), Paris (Entrecôte ao molho de mostarda Dijon e batatas fritas) e Cannes (Gnocchi de batata com molho bolognese e molho Alfredo, gratinado com queijo parmesão curado). Só que tem mais, muito mais.

Tudo para harmonizar com os vinhos, que são exibidos numa grande estante, sem carta específica, mas com um sommelier dos mais respeitados no meio: Cláudio Mercado, que até recentemente era da importadora Mise & Place.

O restaurante funciona de terça a domingo, nos seguintes horários: terça a sexta, das 15h à meia noite; sábado, das 12h à meia noite; domingo, das 12h às 17h.

Marie Vin e Bistrot

Rua Professor Brandão, 429 – Alto da XV

Fone: (41) 3039-8541

Instagram: @mariebinebistrot

(Foto: Luiz Augusto Xavier)