Uma bakery também é um lugar para o almoço ou o jantar? Contrariando o pensamento de que as padarias servem apenas para o café da manhã ou da tarde, a Barbarella Bakery de Curitiba está lançando uma seleção especial de nove pratos para o almoço e o jantar criados a quatro mãos entre as chefs Ana Zita Klein, proprietária, e Hendye Stiwers, consultora.

Os preparos vão desde clássicos da culinária contemporânea a criações autorais, que têm o pão como estrela, desde o seu uso propriamente dito no prato ou o Levain, o fermento natural usado na Barbarella em algum dos componentes. Complementando o cardápio de ‘tout le pain’, ou seja, tudo com o pão, no qual a Barbarella sempre o colocou como estrela principal entre saladas, sopas, sanduíches e molhos, agora entram os pratos da casa.

Entre os clássicos servidos, estão o Medalhão de mignon au demi-glace, com o filé selado ao ponto, acompanhado do molho preparado por seis dias e servido com risoto de queijo brie ou purê de abóbora cabotiá. É acompanhado do “Amolicado crocante”, uma farofa do miolo do pão au Levain temperado.

Essa farofa foi criada pelas famílias do sul da Itália, da Sicília, que pegavam o pão amanhecido, temperavam e moíam para fazer um acompanhamento dos pratos do dia a dia. Foi aí que surgiu o nome de Amolicado, porque molica significa miolo em italiano.

Outra referência é a culinária do Sul dos Estados Unidos, numa linha chamada de Sweet Home Alabama, com pratos que trazem uma sensação de conforto e aconchego a cada garfada. A inspiração bem da banda Lynyrd Skynyrd, que tem uma das suas músicas intituladas de ‘Sweet Home Alabama’, um clássico do rock’n roll.

A culinária do Sul dos Estados Unidos utiliza muito ingredientes como o frango, o milho e a batata, que deram origem a um dos principais pratos desse novo cardápio. É um frango ultra crocante, temperado com farinha Panko e acompanhado de creme de milho tradicional, com uma textura bem aveludada, que alia a cremosidade à crocância do preparo, servido com batatas wedge, as nossas conhecidas batatas rústicas, salpicadas com flor de sal e alecrim.

Outra novidade é o Strogonoff tutto rizzo, ou “tudo riso”, como um sorriso, em que o famoso prato russo de base francesa é servido com risoto de brie salpicado com o Amolicado Crocante.

Há, ainda, o Salmão au citron, com o filé do peixe ao molho de limão siciliano servido com legumes salteados e cereais em grãos, e o Spaghetti Mediterrâneo, um preparo vegetariano que leva o Pesto à Barbarella, um molho pesto da casa com um toque a mais.

Além do manjericão, do óleo de oliva e do alho, entre outros ingredientes tradicionais, ele leva também hortelã, que dá um sabor único ao molho junto da massa al dente salpicada com o Amolicado crocante e acompanhada de tomates confitados.

Todos os pratoss são acompanhados do pão quentinho da casa com manteiga de entrada, mas também para “limpar” o prato ao final, “um resgate da cultura ancestral”, que por aqui a gente chama de “Chuchar”.

Os pratos são servidos no almoço e no jantar da Barbarella Bakery Curitiba, que ainda disponibiliza um almoço executivo com várias composições entre os acompanhamentos das 11h30 às 14h30 de segunda a sexta.

Barbarella Bakery

Rua Comendador Araújo, 795 – Batel

Abre de segunda a domingo, das 8h às 22h, com serviço presencial (estacionamento gratuito disponível) e delivery através do iFood ou no https://deliveryapp.neemo.com.br/delivery/12169/menu.

Mais informações: (41) 3076-0167 e no Instagram @barbarellabakerycwb.