Por Luiz Auguto Xavier – CBN Sabores

Esfriou, né? Por tradição, aqui pelo Sul do país, é hora de pedirmos bebidas quentes. E dentre elas, o quentão é o favorito de muitos.

Quentão, aliás, que foi mudando de perfil com o passar dos anos. No meu tempo – e bota muitas décadas nisso -, o quentão tradicional daqui era aquele feito com cachaça, gengibre e mais algumas especiarias, hoje encontrado em raríssimos lugares de Curitiba. A partir dos anos 70 começou a aparecer o que era chamado de “vinho quente”, influência mais ao Sul, de Rio Grande e Santa Catarina. E foi tomando conta, inclusive do nome original pelo qual conhecíamos a nossa bebida quente de então.

E é desse quentão, o de vinho, que foca o tema de hoje. O Bar Quermesse está promovendo, desde ontem (16), indo até a sexta (19), o seu tradicional Festival de Quentão.

São seis opções de quentão de vinho disponíveis no Festival: o Quentão com marshmallow, Quentão com canela, Quentão com gemada, Quentão com gengibre e Quentão com limão caipira e cravo. Todos os sabores custam R$ 13 cada. Além disso, a casa está servindo a receita tradicional da bebida, pelo valor de R$ 10.

Para acompanhar, há um cardápio de preparos que buscam exaltar a clássica comida de boteco, entre eles Carne de onça, Torresmo, Bife sujo de alcatra, Brusqueta e Batata brava.

Aos sábados, o Quermesse oferece um almoço especial com Feijoada, Barreado e comida mineira e, aos domingos, o clássico churrasco de igreja.

Bar Quermesse

Rua Carlos Pioli, 513) – Bom Retiro.

Fone: (41) 3026-6676

Instagram: @barquermesse

Ouça: