Há boas casas mexicanas em Curitiba. Já falei até de algumas delas aqui.

Mas não havia, a rigor, nenhuma genuinamente mexicana, para se sentir numa mesa lá em qualquer lugar do México. Não havia, pois agora há. E com o sabor da comida de rua daquelas bandas.

Quem me contou foi o Reinaldo Bessa, dizendo ter ouvido falar de uma casa assim, lá no Seminário. Fui atrás, claro. Não sou de deixar nada no ar sem saber realmente do que se trata.

Um pouco antes da igreja, quase na ponte do Rio Barigui, achei a casinha, o nome é Antojitos Mexicanos. É uma porta só, predominando a cor amarela, com algumas poucas mesas – para 20 pessoas, mais 10 na parte externa, quando o tempo colabora. Fui recebido pelo João Carvalho, um dos sócios da casa, que comanda o salão, e que logo tratou de ir explicando como começou tudo – há pouco mais de um mês, diga-se.

Ele e o sócio dele, o mexicano de Puebla, Omar Gonzalez, que é o cozinheiro, trabalharam por muito tempo em outra casa mexicana na cidade. Mas tinham de se moldar ao padrão brasileiro da comida mexicana, que é praticamente o que se tem por aí.

Decidiram partir para o próprio empreendimento. Mas para fazer algo pra valer, como se estivessem servindo tacos, tortillas e o que mais fosse, em qualquer rua de uma cidade mexicana. Para tanto, Omar foi ao México e trouxe uma máquina especial para a moagem do milho até formar uma massa, processo que por lá é conhecido como nixtamalização, meio de cozimento e maceração do milho maduro em solução alcalina de cal.

Aí está a grande diferença. Ele faz a própria massa, enquanto os demais restaurantes compram pronta – se algum outro fizer, desconheço, mas pode avisar aqui. O que resulta em burritos, tacos e o que mais for usar a massa em um produto crocante, como as demais, só que macio e maleável. Exatamente como provei e comi bastante quando estive no México.

E o que tem? Dê uma espiada no cardápio, no Instagram do restaurante, que é @antojitosmexicanoscuritiba. Garanto que vai ficar surpreso, curioso e com água na boca.

Para um primeiro brinde, drinques clássicos e, claro, Margarita (branca ou azul). Daí tequilas, outros destilados e cervejas – incluindo a mexicana Corona.

O João é uma simpatia e deixa o cliente à vontade, como se estivesse na casa de um velho conhecido. E Omar Gonzales cozinha muito.

Vale muito a visita. É de retornar sempre.

O Antojitos funciona de terça a domingo, das 17h às 23h.

Antojitos Mexicanos

Avenida Nossa Senhora Aparecida, 1220 – Seminário

Fone: (41) 99135-1212

Delivery iFood