A inteligência de mercado se destaca por fornecer uma série de dados processados que indicam onde estão surgindo as oportunidades para empreender. A inteligência de mercado nos dá sinais do que está acontecendo no mercado em que atuamos. Ela nos fornece sinais, que podem ser positivos ou negativos.
Exemplos práticos
O professor Douglas Zela trouxe um comparativo entre Curitiba e São Paulo, capital.
Curitiba tem aproximadamente 1,8 milhões de habitantes, já São Paulo tem cerca de 11,9 milhões. São Paulo é 10 vezes maior que a capital paranaense em termos de população. Porém, ao olhar a quantidade de automóveis nas duas cidades, percebe-se que Curitiba tem em torno de 1,8 milhões de automóveis e a capital paulista tem cerca de 9,5 milhões de veículos.
Ou seja, na média, Curitiba tem em torno de 1 carro por habitante, enquanto São Paulo tem bem menos do que isso. A conclusão é simples, o curitibano gosta de comprar carros, esse é um ambiente propício para empreender na capital do Paraná.








