Dezenove moradores do bairro Caximba, em Curitiba, foram afetados diretamente por alagamentos registrados nesta quinta-feira (12), em função das fortes chuvas. Uma escola municipal foi aberta para o atendimento destas pessoas. No local, estão recebendo alimentação e outros materiais, como colchões.

Segundo a prefeitura de Curitiba, equipes estão na região percorrendo as áreas mais críticas e a Fundação de Ação Social (FAS) trabalha para sensibilização das famílias para que deixem os pontos onde há alagamentos e se abriguem na escola.

A situação também foi publicada pelo prefeito Rafael Greca nas redes sociais. De acordo com ele, “isto só vai acabar quando o Bairro Novo da Caximba ficar pronto, com 1.147 famílias da Área de Preservação Ambiental do Rio Barigui ganhando novos lares e 546 domicílios sendo regularizados, todos fora da área de risco”.

alagamento Caximba

(Foto: Reprodução / Redes Sociais Rafael Greca)

No último final de semana, quando Curitiba também registrou fortes chuvas, a região do Caximba já havia apresentado problemas, com necessidade de resgate e atendimento para uma família.

Curitiba acumula uma precipitação de cerca de 80 milímetros apenas nesta quinta-feira, conforme boletim da Defesa Civil divulgado no final da tarde. O Simepar já divulgou que o mês de outubro é o mais chuvoso em pelo menos 26 anos, com acumulado próximo de 280 milímetros em apenas 12 dias.