Na coluna CBN Saúde desta quinta-feira (11), o doutor Paulo Mendes Júnior fala sobre as causas que podem deixar a boca seca e tratamentos que podem ajudar a controlar o problema.
SAIBA MAIS
- Como controlar a respiração pela boca? Paulo Mendes Júnior recomenda
- Causas das aftas e tratamentos que podem ajudar no controle; Paulo Mendes Júnior comenta
- É seguro usar cotonete para limpar os ouvidos? Paulo Mendes Júnior comenta
Causas da boca seca
Conforme o colunista, essa dificuldade é chamada de xerostomia, e uma das principais causas que pode ocasioná-la é a respiração bucal, problema comum para as pessoas que sofrem de renite alérgica, desvio de septo ou sinusite crônica.O doutor explica que, quando o nariz está entupido, os pacientes começam a respirar pela boca, o que resseca as mucosas e pode causar inflamação na garganta, piorar o ronco e até provocar apneia do sono.
Além disso, o otorrinolaringologista comenta que outra causa comum é o uso de medicamentos como antidepressivos e antialérgicos, que podem reduzir a produção de saliva, se tornando um problema sério, pois a saliva tem um papel fundamental na proteção da boca, ajudando a evitar cáries, infecções e até mesmo mau hálito.
Tratamentos para o problema
Segundo Paulo Mendes Júnior, alguns tratamentos que podem ajudar na respiração bucal é realizar uma nasofibroscopia para avaliar as aéreas, e se necessário, tratar o problema com a vacina de renite em gotas sem corticoide, ou até uma cirurgia para melhorar a passagem do ar pelo nariz.
Outras maneiras de controlar o problema, segundo o colunista, é se manter hidratado, mascar chicletes sem açúcar para estimular a produção de saliva e evitar o uso excessivo de enxaguantes bucais com álcool.








