O Boletim Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta quinta-feira (29), indicou alta no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no Paraná. O boletim apontou tendência de crescimento de 95% no número de casos da doença nas últimas três semanas, em especial os de Covid-19.

O boletim aponta também que as hospitalizações por síndromes ligadas à doença estão em alta em todo o Paraná. Há, inclusive, no Centro-Sul do Brasil, e, em alguns estados, há “cocirculação” com o vírus Influenza A, causador da gripe.

Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, fala que o retorno das aulas e as comemorações do Carnaval são a justificativa para o aumento dos casos.

Para as próximas semanas há possibilidade da redução de casos, segundo o especialista.

O médico lembra que quem estiver com sintomas e sinais de infecção respiratória fique em casa e faça repouso. Se for indispensável sair, a recomendação é usar uma máscara para evitar a disseminação do vírus.

Em todo o Brasil, segundo o boletim da Fiocruz, nas quatro últimas semanas, os vírus respiratórios que mais causaram os casos de SRAG foram influenza A (10,3%), vírus sincicial respiratório (10,8%) e Sars-CoV-2/covid-19 (70,6%).