A doença renal crônica consiste em lesão renal e a perda progressiva e irreversível da função dos rins. Em sua fase mais avançada, os rins não conseguem mais manter a normalidade do meio interno do paciente. Nos grupos de maiores riscos estão, os hipertensos e os diabéticos. Doutor Renê Santos Neto, nefrologista da Fundação Pró-Renal e vice-presidente da sociedade paranaense de nefrologia explica o tema:

O evento que aconteceu nesta última quinta feira (9) na praça Osório, promovido pela Fundação Pró-Renal e pelo Sesc, reuniu especialistas na área, disponibilizando exames de prevenção à doença renal e orientações para a comunidade. O doutor Renê ainda comenta:

Contudo, com exames como a punção renal, é possível evitar o rápido avanço da doença com um diagnóstico precoce. Por isso, é sempre importante um acompanhamento e os cuidados necessários. A doutora Laís de Medeiros, médica nefrologista, fala sobre a importância do tratamento precoce:

É importante que o acompanhamento de doenças como diabetes e hipertensão arterial visem também a prevenção do comprometimento dos rins, evitando consequências mais graves para o organismo. Conversamos com o senhor Luiz Martins de Paula, que realizou alguns exames de prevenção no evento:

Além das consultas e exames de rotina, é importante também, alguns cuidados diários, como a ingestão de água, uma boa alimentação, e evitar a automedicação.

Por: Jonathan Ávila