Após confirmar casos de Covid-19 em um camping na Ilha de Superagui, a Prefeitura de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, emitiu um decreto para que todos os turistas deixem o local até esta quinta-feira.

A administração municipal informou que, no início da semana, 46 turistas testaram positivo para a Covid-19. Eles fizeram o teste rápido na ilha e assim que saiu o resultado o local foi colocado em quarentena.

A Patrulha Costeira do 9º Batalhão de Polícia Militar e uma equipe da Polícia Civil estiveram na Ilha de Superagui para reforçar junto aos moradores e turistas a importância do cumprimento do decreto municipal, que determinou a saída dos veranistas.

As equipes atuaram no sentido de conversar com turistas e orientar sobre a importância de deixar a ilha para evitar que o vírus se espalhe para as comunidades locais e até mesmo para outras ilhas da região. Os policiais também orientaram táxis náuticos sobre a proibição temporária de deslocamento de veranistas para Superagui.

Conforme a administração municipal, 97% da população de Guaraqueçaba está com o ciclo vacinal completo contra a Covid-19 e boa parte dos moradores já tomou a dose de reforço. Além disso, destacou que a última morte pela doença foi registrada no dia 12 de junho e que no momento não há moradores infectados pelo coronavírus.

A Prefeitura de Guaraqueçaba informou que não há mais nenhum turista em Superagui. Apenas os moradores continuam no local e a Secretaria de Saúde faz a sanitização da ilha.